Análise de filme
Em uma data previamente agendada, fora do horário de aula, as monitoras deste módulo irão apresentar e analisar um filme que envolva o tema alimentação.
Inspirado pela análise iniciada pelas monitoras, escolha um outro filme envolvendo a alimentação para você assistir. Após assisti-lo, escreva no seu portfólio uma apresentação e uma análise do filme escolhido por você.
FILME ESCOLHIDO: CHOCOLATE.
Apresentação:
![]() |
Cartaz do filme "Chocolate" |
O filme “chocolate” foi produzido no ano 2000, e tem como atriz principal Juliette Binoche, que interpreta Vianne Rocher, uma jovem mãe solteira.
Vianne, juntamente com sua filha Anouk um dia chega em uma cidadezinha no interior da França, buscando um lugar agradável para morar, onde possa finalmente ser aceita, depois de muito mudar-se de cidade.
Logo que chega à essa cidade então, abre uma loja de chocolate bem perto da igreja católica da cidade bem no meio do período da quaresma, e a partir daí, passa a ser considerada má influencia pela grande maioria da cidade por sua ousadia, pois alem de abrir uma loja de doces num período que as pessoas acreditam ser importante o jejum, é mãe solteira, não freqüenta a igreja, e como sua própria filha uma hora diz ‘usa sapatos vermelhos, e não pretos como todas as outras mulheres’.
Alem de tudo isso, Vianne baseia-se em algumas das histórias do povo Celta para criar seus deliciosos chocolates, com grande variedade de produtos, e usa um instrumento celta para descobrir qual é o tipo de chocolate que cada pessoa prefere, assim que esta chega na loja, e gira esse instrumente citado acima.
Vianne e Anouk são bastante desprezadas conforme vão começando a viver a vida ao modo delas, praticamente toda a cidade lhes ‘vira as costas’ e até tem um certo receio de apenas entrar na loja de chocolates, por não considerarem certo dentro dos padrões da igreja. Assim, ao longo do filme elas conseguem pouquíssimos amigos, entre eles Josephine, uma jovem moça que apanha do marido e vive submissamente; Armande, uma senhora de idade que não cuida da saúde, e tem problemas de relacionamento com a filha, e não deixa que esta veja o neto; Com o tempo o neto de Armande, Luc, passa a ter contato com sua avó, e admirar os chocolates de Vianne também; Além do casal apaixonado que se reaproxima por causa dos chocolates, e um senhor, que busca conquistar uma senhora viúva através do chocolate também.
O tempo passa, e um grupo de piratas chega a cidadezinha, assim, Vianne conhece Roux, um dos piratas, e acaba se apaixonando por ele. O curioso é que Roux é a única pessoa que Vianne não consegue adivinhar a preferência de chocolate. Isso só acontece no final, quando tudo se pacifica e os dois acabam juntos.
Assim, forma-se o ‘grupinho dos excluídos’ da cidade, onde passam por muitos preconceitos e dificuldade, até que toda a população da cidade, inclusive o Conde, não resistem as tentações, e acabam se entregando as delicias da loja de chocolates de Vianne, passando assim a terem um convívio agradável à todos.
![]() |
cena do filme "Chocolate" |
Análise:
O filme é uma grande lição de moral para quem assiste, fala-se muito do preconceito entre as diferentes culturas, e a dificuldade das pessoas que seguem um padrão de vida ‘pré-estabelecido’ de aceitar aquela pessoa que vive ‘diferente daquilo que é pré-estabelecido’.
O filme é muito bem feito, e trata desses problemas de uma forma bastante convincente.
Ligando a história do filme com o tema ‘comida’, podemos afirmar que é essa palavra que no fim da história acaba com todo o caos e preconceito dessa pequena cidadezinha: através do chocolate, um doce apreciado pela grande maioria das pessoas (acho que eu até posso usar o termo) do mundo, uma jovem mulher quebra todos os dogmas e paradigmas de uma pequena cidade, fazendo com que o preconceito acabe e muitos problemas se resolvam.
A personagem principal também liga o chocolate, bem como o cacau, com uma tradição da cultura Maia, fazendo com que o filme também relate, de maneira rápida e até um pouco superficial, a diversidade de alguns costumes alimentares entre povos e culturas.
![]() |
cena do filme "Chocolate" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário