quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Fast Foods...


Ontem tivemos uma aula bem legal com a professora Macarena sobre fast foods e todas essas tranqueiras que existem por ai... Confesso que esperei anciosamente por essa aula pra poder escrever essa matéria pro portfólio, pois é um assunto que me interessa muito! E não me arrependo por ter esperado, pois o texto do livro do Flandrin indicado para leitura me contou um pouco sobre o ‘nascimento’ do McDonald’s, o que vai enriquecer bastante esse tópico do portfólio. Tendo isso em mente, decidi falar um pouco mais afundo sobre o Mc, sendo a base da grande maioria deste texto o documentário “Super Size Me”, que eu particularmente AMO, dês do meu quinto dia no curso técnico em nutrição, quando a professora nos mostrou. Bom, vamos la...


Quando falamos de “fast food” (traduzindo literalmente, temos comida rápida), muitos pensamentos e imagens me vem na cabeça, e a mais nítida, é a de uma saúde com péssima qualidade, e principalmente a obesidade.

Os EUA é o pais com pessoas mais obesas no mundo, e as taxas só vem aumentando, principalmente quando falamos de crianças e jovens, pois nos últimos 25 anos, a obesidade em crianças e adolescentes dobrou. Vale lembrar que a obesidade é o segundo fator que mais causa mortes que poderiam ser evitadas no mundo! Perde só para o cigarro. Isso tem uma relação claramente ligada ao fato de que cada vez mais as pessoas comem fora de casa e tem menos tempo para se alimentarem, deixando de lado muitas vezes o saudável, apenas para terem mais tempo. E assim nascem os fast foods da vida.


O McDonald's tem mais de 30.000 estabelecimentos em mais de 100 paises pelos 6 continentes do mundo, sendo que só nos EUA, são ‘donos’ de 43% do consumo em fast foods... Alem dos outros Burguers Kings, Wendys, KFC, Taco Bells, e etc, e como tudo começou?

Quem deu inicio ao McDonald’s foram os irmãos Dick e McDonald’s, mas quem tornou a empresa pioneira foi Ray Kroc, fazendo com que ela crescesse cada vez mais, implantando serviços de produção em massa. O curioso é que o McDonald’s começou vendendo salsicha, e não hamburguers. O que importa é que foi crescendo cada vez mais, até chegar a proporção atual, onde todo mundo come, conhece e quer mais.

Esses meios de alimentação, com alimentos industrializados e cada vez mais processados não são nada saudáveis e a maior prova disso é este documentário citado: Um homem se dispõe a ficar 30 dias comendo APENAS comida que vinha do Mc, inclusive água, e possuía quatro regras: ele só podia consumir o tamanho ‘super’ se lhe oferecessem; só podia se alimentar no McDonald’s, inclusive a água deveria ser de la; ele teria que fazer no mínimo tres refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar; e deveria provar pelo menos uma vez cada item do cardápio.

Super Size Me - A Dieta do Palhaço
Ele então teve acompanhamento de tres médicos: um cardiologista, um gastroenterologista e um clinico geral, alem de acompanhamento de uma nutricionista e um fisioterapeuta. No começo do mês, ele era um homem extremamente saudável, sem nenhum tipo de doença, medindo 1,88m e pesando 84kg. Ao fim do mês, chegou a pesar 95kg, alem de suas vitaminas estarem em níveis menores do que o recomendado, ter consumido muito carboidrato refinado, e gerar problemas como hiperglicemia, pressão alta, colesterol elevado, figado comprometido por excesso de gordura (enzimas no sangue aumentada), cansaço, letargia, depressão, ‘vicio’ em comer, falta de ar, excesso de acido úrico e por ai vai...

Além disso, devemos estar bem atentas com as crianças. Elas são constantemente atraídas por todas as propaganda e “tentações” que essas redes induzem a elas. O McDonald’s foi o pioneiro do “lanche feliz”, e vem constantemente fazendo propagandas com palhaços, brinquedos e diversão, fazendo que esses alimentos pouco saudáveis ganhem o coração de crianças de idade cada vez menores.

legal?

As crianças dos EUA assistem cerca de 10000 anuncios de alimentos por ano, e 95% são de cereais açucarados, refri, fast food e doces. No ano de 2001 o mc donalds gastou 1,4 bilhoes de dólares no mundo com propagandas e anúncios, a Pepsi mais de 1 bilhao, a Hershey's 200 milhoes, enquanto as campanhas nutritivas e vegetais, 2 milhoes de dólares. Precisa falar mais alguma coisa?

Eu, particularmente ODEIO McDonald's... Juro! E é difícil das pessoas acreditarem nisso quando eu falo. Hoje já até me acostumei com a cara de espanto que fazem. Não lembro qual foi a ultima vez que mordi um lanche de la e assim pretendo seguir por um bom tempo.

O fato é que esse tipo de alimentação vem crescendo cada vez mais, e nós, como futuras nutricionistas devemos sempre dar importância ao assunto, fazendo uma reeducação alimentar em muitas pessoas por ai, com campanhas e conscientização de mães, pais, crianças e todas pessoas mais, para que um dia quem sabe, consigamos reverter esse processo horrível da alimentação humana.


RECEITA DA VEZ!


Ingredientes

  • 400 gramas: Pão de forma integral;
  • 200 gramas: Frango assado no forno, peito;
  • 100 gramas: Cenoura ralada;
  • 100 gramas: Milho verde;
  • 5 colheres de sopa: Maionese de leite;
  • 5 unidades: Alface folha.

Modo de preparo

  1. Higienize a alface e a cenoura, reserve.
  2. Rale a cenoura, reserve.
  3. Desfie o peito do frango assado, ou prepare da forma que lhe agradar, triture no processador, misture bem a maionese, formando uma pasta.
  4. O ideal é que se compre o pão de forma, com o corte horizontal, com ou sem casca. Como eu queria este pão duma padaria do interior e não encontrei cortado, fiz com ele as fatias e também deu certo. Usei 3 fatias para formar o sanduíche.
  5. Espalhe bem a pasta de frango na camada de baixo e na do meio.
  6. Cubra as duas camadas (a de baixo e do meio) com milho verde escorrido e folhas de alface, coloque um pouco de maionese por cima da alface para aderir melhor e por cima a cenoura ralada.
  7. Coloque a fatia do meio por cima da base pressione um pouco e tampe com a terceira fatia, pressione novamente para baixar e ajustar melhor.
  8. Decore uma travessa com as folhas de alface, siga as fotografias, ou faça a seu gosto.
  9. Leve o sanduíche de frango à geladeira até à hora de servir.
  10. Sirva já cortado em 8 sanduíches de aproximadamente 100 gramas cada, acompanhe com suco de maracujá bem geladinho ou um cappuccino delicioso.
Pq não trocar o lanche do mc por um desses? Muito mais saudável e nutritivo, alem de rápido no preparo. e garanto que fica uma delicia! Super recomendado!


FONTES:
Documentário "Super Size Me - A Diéta do Palhaço"
HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO - Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari. Pag. 850 a 858.
http://www.gulosoesaudavel.com.br/2012/07/17/sanduiche-frango/



Nenhum comentário:

Postar um comentário