quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Refrigerante... Eca!


     Mais uma noite sentada no computador, escrevendo o portfólio, e hoje o assunto é refrigerante.
Se tem uma coisa que eu consigo odiar mais que McDonald's, é refrigerante (é, definitivamente as pessoas também fazem cara feia pra mim quando eu digo que não tomo refrigerante... mais calma, eu ainda não cheguei na parte que eu conto que fiquei 3 anos sem comer carne... risos), assim como os lanches do McDonald's, juro que não lembro qual foi a ultima vez que bebi um copo de refrigerante... Prefiro mil vezes agua ou um suco natural, no maximo de polpa (porque aqueles de pózinho, ninguem merece né) e eu ainda não consigo me conformar muitas vezes, no fato de que as pessoas ingerem tanto desse liquido gaseificado estranho transbordando de açúcar, sem nem sequer se importarem com isso... vai ver eu sou a estranha mesmo...
Desde criança preferi sucos, sempre escolhi por eles quando podia, e vai ver por isso minha aversão só vem aumentando. Fui criada assim e na minha casa é assim até hoje. Acho engraçado: um dia meu primo veio em casa, abriu a geladeira e tinha algumas garrafas de refri nela, a cara de espanto dele foi hilária, seguida de um comentário: ‘nossa, refri na sua casa?’ e eu logo expliquei que seria pra reuniãozinha do aniversario da minha mãe... Fui daquelas crianças que tomava suco de tomate na mamadeira, sabe? Que toma suco verde de clorofila com abacaxi, e assim vai... e até hoje, minhas amigas riem de mim e brincam comigo da maneira mais saudável possível por isso, mais enfim... Segue cinco exelentes motivos para deixar de consumir refrigerante:

- Só pra começar, um copo de 200ml de refrigerante tem por volta de 2 a 3 colheres de açúcar... sim! Tomar um copo de refrierante é a mesma coisa que abrir a boca e despejar 3 colheres de açúcar na boca.... Com tanto açúcar sendo ingerido, o corpo mobiliza uma série de enzimas para tentar aproveitar a energia que vem sido ingerida, mais a caloria do açúcar é vazia, aquela que não possui nenhum tipo de vitamina, mineral ou nutriente, assim o corpo acaba estocando esse açúcar em forma de gordura, sendo prejudicial ao corpo.
- Tão ruim quanto a versão “normal”, A versão diet ou zero dos refrigerantes costuma oferecer ainda mais cafeína do que o comum, e quanto mais cafeína, mais adrenalina gerada ao corpo. Sendo assim, para manter níveis adequados de glicemia com tanto estímulo, o cérebro passa a "pedir" mais carboidratos e açúcar, formando um círculo  cada vez mais vicioso.
- Ainda se tratando de versões diet ou zero, a bebida contém vários adoçantes que nada contribuem para nossa saúde, que vão provocar a queima de vitaminas e minerais para serem eliminados do organismo.
- Refrigerantes diet ou zero ainda contêm ácido fosfórico, que compete com o cálcio reduzindo sua absorção, podendo comprometer a manutenção da massa óssea, podendo gerar problemas como a osteoporose
- Por fim, o refrigerante apresenta teor altíssimo de sódio, o que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio. A falta de magnésio na circulação leva a maior formação de gordura corporal, outro fator que contribui no ganho de peso, por meio do refrigerante.




Fora tudo isso ainda podemos citar inúmeros outros fatores prejudiciais, como alguns corantes considerados perigosos a saúde, pode gerar também caries, obesidade, celulite (terror da mulherada), e se consumidos em quantidades exageradas, podemos até observar a influencia nos riscos de se obter síndrome metabólica e doença de fígado gorduroso, alem da diabetes do tipo 2.
Ou seja, diminua a ingestão deste tipo de bebida, dando preferência a água, sucos naturais, leite e chas mais leves... Pode ter certeza que seu corpo agradece!

RECEITA DA VEZ!

Algumas combinações que dão certo para um bom suco:

Laranja com cenoura

bem melhor!

2 cenouras picadas
1 litro do suco de laranja puro
Água e açúcar a gosto

Suco de maçã
1 maçã madura, sem casca e sem sementes
3 copos de água-de-coco
6 folhas de hortelã

Abacaxi
1 fatia de abacaxi (250g)
1 colher de chá de gengibre ralado
10 folhas de hortelã
1 copo de água
1 colher de sopa de mel

Bem mais saudável, ein?


FONTES:
http://saude.terra.com.br/dietas/refrigerante-conheca-os-verdadeiros-males-da-bebida,10d98c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html
http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-27-9-67-20090121
http://www.unimedvsf.com.br/secao_clientes/dica.php?id=50
100 sucos com poderes medicinais – Lelington Lobo Franco


Nenhum comentário:

Postar um comentário