Hoje, plena Segunda-feira decidi contar aqui no portfólio sobre minha noite de Sábado, dois dias atras. Estava na casa de meu pai, e numa noite bem fria, decidimos comer queijo e tomar vinho. Ficamos conversando até tarde da noite, só eu e ele e foi uma das coisas mais legais que já fizemos. Tenho uma relação muito boa com ele, somos muito amigos, parceiros, e definitivamente ele é quem eu posso contar sempre, e que sabe de tudo que eu faço e fiz, enfim, idéia dele essa comilança.
Não compramos muitos tipos, pois estávamos só nós dois, mas mesmo assim, paramos pra pensar em quais comprar, antes de ir as compras exatamente. Os escolhidos foram 4:
• Camembert (nunca tinha provado esse, decidimos comprar justamente pra que eu experimentasse) – originário da Normandia, é um dos mais tradicionais queijo de leite de vaca. O sabor é forte, ligeiramente picante, macio, cremoso, e tem a casca fina e aveludada com bolor branco (que eu não comi, risos). O ideal é servir com vinho tinto leve ou branco seco.
queijo camembert |
• Emmental (gosto muito desse, e acho ele uma gracinha!) – Tambem Produzido com leite de vaca, é um queijo suíço de massa cozida prensada e flexível. Apresenta-se sob a forma de enormes rodas de 40 a 130 kg , e tem buracos razoavelmente grandes. Também é um queijo gorduroso de sabor suave bem adocicado. Ideal servir com vinho tinto.
![]() |
queijo emmental |
• Gorgonzola (pro meu pai esse, ele ama e eu definitivamente não gosto) – muito conhecido, esse queijo possui sabor forte, picante, e pertence a família dos queijos azuis, ou queijos de mofo azul. Ele nasceu na Itália e leva a fama de ser o queijo mais antigo do mundo. Possui massa cremosa e macia, um pouco pastosa e quebradiça. O ideal é servir com vinho tinto seco encorpado.
![]() |
queijo gorgonzola |
• Provolone (porque convenhamos, clássico né?) – É um queijo de massa dura prensada, em fio, e tem uma casca amarelo-dourada. O queijo fresco tem sabor mais para suave, mas torna-se picante ao envelhecer. Originou-se na Itália, onde é encontrado em diversos tamanhos com sabor variando do picante ao doce, e É um dos queijos mais conhecidos no mundo inteiro, sendo que No Brasil é geralmente vendido defumado. O ideal é servir com Vinho tinto encorpado.
![]() |
queijo provolone |
Ai abrimos um vinho tinto e fizemos a festa...
Então, “A denominação QUEIJO está reservada aos produtos em que a base láctea não contenha gordura e/ou proteínas de origem não láctea.”, podendo ser classificado como Extra Gordo ou Duplo Creme,Gordo, Semi-gordo, Magro e Desnatados, de acordo com a quantdade de matéria gorda (gordura) no extrato seco do mesmo.
Cada um deles possui suas características individuais, seus meios certos de conservação, como por exemplo, enquanto os de massa mole devem ser conservados na parte inferior da geladeira, em recipientes fechados, os duros e defumados devem ser conservados cobertos, e guardados numa temperatura ambiente, em torno de 18°C ; e seus próprios meios de servir, como por exemplo, Queijos redondos como o Edam, devem ser partidos em quartos, podendo-se utilizar de facas especiais para facilitar a operação, enquanto os Queijos cilíndricos horizontais como o Provolone, devem ser partidos em fatias e, a seguir, em cunhas partindo do centro de cada fatia.
É importante lembrar a imensa quantidade de queijos que existe pelo mundo. Fortes, suaves, moles, consistentes e assim vai... Enfim, existe uma quantidade gigante de tipos de queijos pelo mundo, cada um com suas características e formas; cada um para a ocasião certa, então é só escolher e saborear, mais sempre com moderação, é claro!
RECEITA DA VEZ!
Patê de ricota e gorgonzola
Ingredientes
- 100 gramas: Queijo gorgonzola;
- 1/2 xícara: Leite desnatado;
- 250 gramas: Queijo ricota fresco;
- 2 colheres de sopa: Azeite de oliva;
- 2 colheres de sopa: Maionese de leite.
Modo de preparo
- Bata no liquidificador todos os ingredientes.
- Não adicione sal ao patê de ricota e gorgonzola, pois a queijo gorgonzola têm sal.
- Sirva o patê de ricota e gorgonzola como acompanhamento de pães, bolachas ou torradas.
FONTES:
http://principiantesdosvinhos.blogspot.com.br/2009/06/tipos-de-queijos-para-sua-festa.html
www.queijosnobrasil.com.br
http://www.gulosoesaudavel.com.br/2011/08/09/pate-de-ricota-e-gorgonzola/
Nenhum comentário:
Postar um comentário