quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cupuaçu e Açaí



Hmm, nada como o sabor maravilhoso das frutas típicas do Norte brasileiro não é mesmo? Eu, particularmente sou apaixonada por muitas delas, e sei que não conheço nem um quarto de todos os sabores que existem por lá. Meu pai é nascido no Acre, e passou parte da infância na região Norte, então conheci algumas frutas de nomes considerados ‘estranhos’ pra muitas pessoas por influencia dele, e hoje, posso dizer com toda certeza do mundo que minhas frutas preferidas são o açaí e o cupuaçu! Então decidi falar um pouco sobre essas duas frutas PERFEITAS pra mim.
Cupuaçu

Origem: Amazônia Brasileira, principalmente o Pará.

A polpa dessa fruta apresenta um sabor e perfume bem característicos, inconfundíveis pra mim, e pode ser utilizada para preparações de sucos, geléias, sorvetes, iogurtes, compotas, cremes, licores, tortas, doces, pudins, aguardente, bolos, biscoitos, bombons, etc. Por ser da mesma família do cacau, sua semente também permite a obtenção de um produto similar ao chocolate, que é chamado de cupulate, que infelizmente ainda não é fabricado em escala comercial (dessa eu não sabia, e confesso que fiquei curiosíssima para experimentar!).
O fruto possui tres variedades: Cupuaçu-redondo, que tem fruto com extremidades arredondadas, casca com 6 a 7 mm de espessura, peso médio de 1,5 kg, sendo o tipo mais cultivado na região amazônica; Cupuaçu-mamorana, que tem o fruto com as extremidades alongadas, casca com 6 a 7mm de espessura, pesando em média 2,0 kg; e o Cupuaçu-mamau, também conhecido como “sem-caroço”, que tem formato semelhante ao cupuaçu-redondo, caracterizado por não apresentar sementes. O peso médio do fruto é de 2,5 kg, chegando a atingir 4,0 kg.
Alem do consumo, das sementes do cupuaçu, também é possível obter uma matéria graxa branca e aromática, parecida com a manteiga de cacau, utilizado na indústria de cosméticos como cremes para pele.

cupuaçu


Açaí

Origem: Amazônia brasileira

Outra fruta deliciosa, pode ser servido na forma de sucos, sorvete, licor, geléias, cremes com granola, aveia e outros ingredientes, sendo considerado potente energético! Na Amazônia, a polpa grossa do açaí é servida junto com farinha de tapióca no café da manhã como fonte de energia (verdade, até hoje meu pai lembra o quanto comia essa preparação. Ele costuma dizer: “é filha, esse creme é realmente uma delicia, mais que paulista estraga a fruta, aaaa estraga” risos).

Do açaí também se utiliza o palmito (essa eu também não sabia), que tem sabor similar ao palmito juçara (extraído ilegalmente da Mata Atlântica).

Bom também é que na Amazônia é praticamente encontrado durante todo ano, e os frutos ainda são obtidos predominantemente de forma extrativa em áreas de mata nativa, pela população local, tendo grande importância para estes como fonte de alimento e para aproveitamento de outras partes da planta como as folhas (utilizadas como palha para cobertura de casas, os cachos) como artesanato, o tronco e restos da cultura como adubo e alimentação animal, etc.


açaí
RECEITAS DA VEZ!

CREME DE CUPUAÇÚ

Ingredientes

01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite
01 sache de polpa de Cupuaçu (100 g)


Modo de Preparo

Derreta a polpa congelada, acrescente o leite condensado e
o creme de leite.
Bata em liquidificador os 3 ingredientes por 3 minutos.
Leve para gelar e sirva.


Rendimento: 5 porções.


AÇAÍ NA TIGELA

Ingredientes:
3 saches de 100g de polpa congelada de açaí
½ copo americano (cerca de 125 ml) de extrato concentrado de guaraná
4 colheres de sopa de mel
3 bananas pratas médias (ou outra fruta a escolher)
1xícara de granola


Forma de preparo:
Bater no liquidificador a polpa congelada de açaí, o extrato concentrado de guaraná, 2 colheres de sopa de mel e 1 banana prata média até atingir consistência homogênea.


Servir em tigelas médias (2 porções). Sobre a polpa obtida, cortar as 2 bananas restantes em fatias, colocar a granola e adicionar o restante do mel.

Rende 2 a 3 porções.

Curiosidade: você sabia que o mel é uma influencia indígena, e a banana uma influencia africana? Esses dois povos contribuíram de forma bastante significativa para a formação da cultura alimentar brasileira, juntamente com os portugueses, fazendo com que haja uma miscigenação deliciosa no paladar da comida brasileira. Aiaiai... Se não fossem eles, meu creme de açaí com mel e banana não seria o mesmo...
Vale lembrar o quanto essas frutas são saudáveis, ricas em minerais e vitaminas totalmente importantes em nossa alimentação.

FONTES:
http://www.sitiodobello.com.br/index0.htm
Livro SESC – História da Alimentação no Brasil, págs 71 a 79  

Nenhum comentário:

Postar um comentário