quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Considerações Finais... Ufa!



Para fechar o portfólio, quero por em questão a seguinte pergunta: “você é o que você come?” Como diria o garfield da professora Fernanda.
Ao longo do módulo, e desenvolvendo o portfólio, aprendi muitas coisas novas. Cada povo tem sua própria crença, religião, tradição, costume, e... preferencias alimentares! Então sim, você é o que você come! Toda cultura tem suas características e isso é maravilhoso, faz com que o mundo seja riquíssimo nutricionalmente e gulosamente falando.
Alem disso podemos levantar a questão do bom x ruim. É claro que uma pessoa com padrões alimentares Alá Mcdonalds e refrigerantes terá uma vida saudável bem menor do que aquela pessoa que busca sempre o equilíbrio nutricional.
Os aprendizados obtidos no módulo com certeza serviram e servirão para o resto do aprendizado do curso e na hora da atuação profissional, fazendo com que muitas informações fiquem mais claras.
Confesso que no começo foi difícil começar a fazer o  portfólio, mas depois a gente pega o jeito, e se torna um trabalho super agradável e interessante de se fazer, surgem varias idéias e foi sempre um desafio expor-las de maneira clara e adequada.
Enfim é isso.


missão cumprida!

FONTE:
Texto: Utopias alimentares e vida cotidiana, paginas de 41 a 49

Tarefa 5


No final do semestre, escreva uma lista de 10 importantes ideias, conceitos e mensagens que ficaram (e ficarão, assim esperamos!) com você a partir desse módulo.


é puxado!!!

1) Devemos sempre respeitar e buscar entender sempre as culturas diferentes da nossa, para que sejamos justos e não julguemos os hábitos das pessoas que vamos vir a conhecer e lidar.
2) A história, junto com a saúde social do individuo contribui imensamente com todas as suas ações, então, ser nutricionista não é apenas fazer cálculos calóricos e prescrever dietas.
3) O alimento para ser saudável não deve ser apenas rico em nutrientes, e sim ser agradável aos 5 sentidos humanos.
4) O ato de comer é muito simbolico. É extremamente importante que se sente a mesa ao comer, e saboreie não só apenas a comida, mais o momento como o todo.
5) Ainda existe MUITA desigualdade social pelo mundo afora. Enquanto uns se fartam em comidas, alguns outros passam fome.
6) A industria alimentícia tem uma influencia enorme sobre o que comemos, com comerciais, propagandas e campanhas estimulando comer tal produto.
7) Hoje em dia é difícil manter um padrão adequado ao se alimentar, mais nada é impossível, existem muitos meios de se manter uma alimentação saudável, inclusive com a correria do dia a dia.
8) A cultura alimentar de cada país é riquíssima. Eu me surpreendi muito descobrindo características de nossa cultura que eu nem imaginava que existiam, ou que tinham certa origem.
9) Buscar sempre mais. Criar receitas, mudar padrões, experimentar sabores novos...
10) Não desistir, porque é difícil! Faculdade em período integral, provas, trabalhos, subir e descer a serra todos os dias (moro em São Bernardo do Campo), deixar de dormir e sair para dar conta de tudo, e ainda não desanimar com a greve no meio do semestre. Mais no fim, sempre da certo!


Tarefa 4


Após a aula do dia 14/06, leia o texto “Conceituação de alimentação saudável sob a perspectiva biopsicossocial” e responda o que se pede nos itens a seguir.
1) Sintetize as diferenças na conceituação de alimentação saudável entre as abordagens pré e pós-deglutição.
2) O texto narra como surgiu a profissão de nutricionista nos Estados Unidos. Compare a concepção de profissional de saúde e alimentação que ele descreve e àquela descrita nos textos da Grécia Antiga. Também compare com a formação do nutricionista no Brasil, usando o que você aprendeu no módulo “O nutricionista e seus diferentes cenários”.
3) Considerando os apontamentos do texto e deste módulo como um todo, construa com as suas próprias palavras uma definição de alimentação saudável, considerando os aspectos biológicos, históricos, sociais e culturais.
 
o que é saudavel pra você?
 
1) Primeiramente, deglutição é o ato de engolir, então, pré-deglutição e pós-deglutição é basicamente o que o alimento é antes e depois de ser engolido por nós.
Sendo assim, um alimento saudável na pré-deglutição é aquele que com o tato, é preparado da melhor maneira possivel, que seja bonito e colorido se ver, que tenha um cheiro agradavel, que seja gostoso ao paladar, e que até seja agradável o barulho dele sendo preparado, aquele de panela batendo e o burburinho de comida apurada... é a comida como um todo.
Já o ser saudável na pós-deglutição, trata-se dos componentes que aquela comida possui. São as qualidades e quantidades de macro e micronutrientes balanceados, fazendo que a preparação seja saudável para o ser humano.
 
2) A muito tempo atrás, no período da Grécia antiga, quem costumava prescrever as dietas às pessoas eram os médicos, e só tinham acesso a esse recurso as pessoas consideradas ricas e com tempo para cuidar de sua saúde. Hoje, essa tarefa é apenas do nutricionista, que é formado única e exclusivamente para isso: cuidar para que o inidividuo se alimente da melhor forma possível. Embora essa regra do “apenas nutricionista” não seja seguida algumas vezes, mas enfim.
Originada nos Estados Unidos, “a concepção atual da profissão de nutricionista nasceu, considerando o comer um pecado moral e advogando o comer apenas para satisfazer às necessidades biológicas”, e no Brasil, a profissão surgiu junto com o capitalismo, se desenvolvendo a medida que ele também foi. Hoje em dia, o nutricionista ganhou um amplo mercado para atuação, pode atuar em diversas áreas, como a nutrição clinica, a saúde coletiva, a alimentação coletiva, a nutrição espotiva, a área de pesquisa e docência, a área de tecnologia dos alimentos/indutria, pode trabalhar como personal diet, e muitas outras especializações de desmembramentos de áreas, mas sempre visando o bem estar alimentar do individuo.
 
3) Uma refeição saudável é aquela preparada da melhor maneira possivel, que é bonita, agradável, cheirosa e que agrade ao paladar. Que proporsione momentos agradáveis, e que muitas vezes tenha uma história por trás do porque esta consumindo aquele tipo de comida, alem de fazer parte de seu ciclo social. Para ser saudável também precisa da quantidade balanceada dos macro e micronutrientes presentes nas refeições e alimentos ingeridos, de acordo com a necessidade diária de cada um.
 

Tarefa 3


Análise de filme
Em uma data previamente agendada, fora do horário de aula, as monitoras deste módulo irão apresentar e analisar um filme que envolva o tema alimentação.
Inspirado pela análise iniciada pelas monitoras, escolha um outro filme envolvendo a alimentação para você assistir. Após assisti-lo, escreva no seu portfólio uma apresentação e uma análise do filme escolhido por você.



FILME ESCOLHIDO: CHOCOLATE.

Apresentação:



Cartaz do filme "Chocolate"
O filme “chocolate” foi produzido no ano 2000, e tem como atriz principal Juliette Binoche, que interpreta Vianne Rocher, uma jovem mãe solteira.
Vianne, juntamente com sua filha Anouk um dia chega em uma cidadezinha no interior da França, buscando um lugar agradável para morar, onde possa finalmente ser aceita, depois de muito mudar-se de cidade.
Logo que chega à essa cidade então, abre uma loja de chocolate bem perto da igreja católica da cidade bem no meio do período da quaresma, e a partir daí, passa a ser considerada má influencia pela grande maioria da cidade por sua ousadia, pois alem de abrir uma loja de doces num período que as pessoas acreditam ser importante o jejum, é mãe solteira, não freqüenta a igreja, e como sua própria filha uma hora diz ‘usa sapatos vermelhos, e não pretos como todas as outras mulheres’.
Alem de tudo isso, Vianne baseia-se em algumas das histórias do povo Celta para criar seus deliciosos chocolates, com grande variedade de produtos, e usa um instrumento celta para descobrir qual é o tipo de chocolate que cada pessoa prefere, assim que esta chega na loja, e gira esse instrumente citado acima.
Vianne e Anouk são bastante desprezadas conforme vão começando a viver a vida ao modo delas, praticamente toda a cidade lhes ‘vira as costas’ e até tem um certo receio de apenas entrar na loja de chocolates, por não considerarem certo dentro dos padrões da igreja. Assim, ao longo do filme elas conseguem pouquíssimos amigos, entre eles Josephine, uma jovem moça que apanha do marido e vive submissamente; Armande, uma senhora de idade que não cuida da saúde, e tem problemas de relacionamento com a filha, e não deixa que esta veja o neto; Com o tempo o neto de Armande, Luc, passa a ter contato com sua avó, e admirar os chocolates de Vianne também; Além do casal apaixonado que se reaproxima por causa dos chocolates, e um senhor, que busca conquistar uma senhora viúva através do chocolate também.
O tempo passa, e um grupo de piratas chega a cidadezinha, assim, Vianne conhece Roux, um dos piratas, e acaba se apaixonando por ele. O curioso é que Roux é a única pessoa que Vianne não consegue adivinhar a preferência de chocolate. Isso só acontece no final, quando tudo se pacifica e os dois acabam juntos.
Assim, forma-se o ‘grupinho dos excluídos’ da cidade, onde passam por muitos preconceitos e dificuldade, até que toda a população da cidade, inclusive o Conde, não resistem as tentações, e acabam se entregando as delicias da loja de chocolates de Vianne, passando assim a terem um convívio agradável à todos.


cena do filme "Chocolate"



Análise:


O filme é uma grande lição de moral para quem assiste, fala-se muito do preconceito entre as diferentes culturas, e a dificuldade das pessoas que seguem um padrão de vida ‘pré-estabelecido’ de aceitar aquela pessoa que vive ‘diferente daquilo que é pré-estabelecido’.
O filme é muito bem feito, e trata desses problemas de uma forma bastante convincente.
Ligando a história do filme com o tema ‘comida’, podemos afirmar que é essa palavra que no fim da história acaba com todo o caos e preconceito dessa pequena cidadezinha: através do chocolate, um doce apreciado pela grande maioria das pessoas (acho que eu até posso usar o termo) do mundo, uma jovem mulher quebra todos os dogmas e paradigmas de uma pequena cidade, fazendo com que o preconceito acabe e muitos problemas se resolvam.
A personagem principal também liga o chocolate, bem como o cacau, com uma tradição da cultura Maia, fazendo com que o filme também relate, de maneira rápida e até um pouco superficial, a diversidade de alguns costumes alimentares entre povos e culturas.
cena do filme "Chocolate"


Tarefa 2


Recorde-se da última data festiva que você participou com a sua família ou círculo social, na qual a comida fizesse parte do evento (Natal, almoço de Páscoa, aniversário etc). Você pode pedir ajuda para as pessoas que estavam presentes se você não se lembrar de todos os detalhes. Registre no seu portfólio, na forma de um texto corrido:
 - Quantas refeições você fez nesse dia e em quais horários? Foi diferente da sua rotina habitual?
- Aonde sua família ou círculo social se reuniu? Qual foi o critério para a escolha (por exemplo, a maior casa; a casa da pessoa mais velha etc)?
- Quem eram os convidados (divida-os por grau de parentesco ou tipo de relação, gênero e faixa etária)?
- O que vocês comeram?
- As crianças comeram as mesmas comidas que os adultos? Elas comeram no mesmo ambiente que os adultos?
- Quem cozinhou o quê? Quais foram os critérios para essa divisão?
- Algum alimento já foi comprado pronto? Qual? Por quê?
- Os utensílios utilizados eram os mesmos do dia a dia? Descreva-os.
- Foram servidas bebidas alcoólicas? Isso é importante para esse grupo?
- Além da comida, que outras atividades caracterizaram esse dia?
- Finja que você não pertence a essa família ou a esse círculo social e leia todas as respostas das perguntas acima. Como você analisaria essa família ou círculo? O que você consegue inferir deles? Lembre-se de fazer essa análise de forma sensível e de não ser taxativo ou etnocêntrico!
Dica: use a frase abaixo como inspiração:
“Se a alma é uma espécie de estômago, o que é a comunhão espiritual senão comer junto?”
 
 
MEUS 18 ANOS
 
Dia 16 de Junho, um Sábado, minha família toda, juntamente com meus amigos mais próximos, se reuniram para comemorar os meus tão sonhados 18 anos, aqui em minha casa mesmo. Nada muito requintado, apenas para não deixar passar em branco.
Foi um dia que amanheceu comum: um calorzinho gostoso que cooperou para o clima agradável do dia. Logo comecei a arrumar a casa para receber as pessoas, e assim passei praticamente o dia todo.
Fizemos pizza. Meus pais foram donos de uma pizzaria por seis anos, e na minha casa tem um forno a lenha. Acho engraçado, pois geralmente as famílias costumam comemorar e se reunir pra fazer o famoso churrasco, enquanto que em casa, as pizzas são bem mais comuns. Meus pais mesmo que comandaram a preparação, e além delas, foi servido apenas o bolo do parabéns, junto com docinhos, feitos por nós também. Quanto às bebidas, compramos refrigerante, suco e água. Bebida alcoólica apenas cerveja e saquê para fazer caipirinhas, apenas pelo costume.
Felizmente conseguimos reunir a família toda, coisa que só acontece realmente em aniversários ou datas comemorativas mesmo, pois sempre faltam uns três ou quatro. Todos os amigos que chamei, vieram, o que me deixou muito contente também. Foi uma festinha muito boa, reunindo dês de minha prima mais nova, com nove anos, até minha vó, a mais velha presente, com 73 anos. Fora meus tios e tias, com idades de 30 a 50 anos mais ou menos, e meus amigos presentes, com idades em média de 17 a 20.
Assim que os convidados foram começando a chegar, as pizzas começaram a serem preparadas. Nós arrumamos o quintal de casa com mesas, pois temos em casa um espaço bastante grande. Ao todo foram umas 30 pessoas envolvidas.
Como se tratou de uma reunião simples, usamos pratos, copos e talheres de plástico, por ser mais pratico apenas, já os utensílios usados na preparação das pizzas foram os comuns, que usamos no dia a dia mesmo.
Todos se divertiram muito, e só pelo fato da reunião, com presença da família toda e dos amigos queridos, já vale a pena qualquer aniversário, com comidas gostosas ou não. É muito bom parar pra observar, e ver as pessoas conversando, apenas “jogando conversa pro ar”, e as crianças brincando, correndo pra lá e pra cá.
Se eu não fosse um membro da família, que estivesse observando a essa comemoração, eu acharia uma família que é grande, alegre, brincalhona e sem muitas “frescuras” e muitos costumes diferentes, e que mesmo não conseguindo se reunir por completo constantemente, faz total questão que isso aconteça uma vez ou outra, afinal de contas, família é família...
 
*-*
 

Tarefa 1


Acompanhe, por pelo menos 15 dias, pelo menos um dos blogs abaixo, que falam sobre alimentação:


Após ter acompanhado, registre no seu portfólio:

- Qual blog você escolheu? Por quê?
O blog escolhido foi o ‘Mundo Comida’ - http://mundocomida.wordpress.com/.
Logo que abri a pagina do blog, e me deparei com algumas palavras em francês, já me apaixonei. Sou uma completa admiradora da França: de seus costumes, sua cultura, e tudo mais que o país tem de lindo, e assim, dando uma ‘xeretada’ pra ver se o blog me interessava para então começar a desenvolver o trabalho para o portfólio, vi que a autora dava ênfase nessa cultura e até vivia no país, juntando duas coisas pelas quais me interesso demais: este país e a comida.

- Por qual período você o acompanhou?
A primeira vez que acessei o blog foi no dia 14 de Abril, e desde então venho acompanhando quase que diariamente para ver se a autora posta algo novo, porém, a partir deste dia foram escritos apenas dois posts. Isso com certeza não me desanimou, pois aos poucos, fui lendo os posts mais antigos e conhecendo aos poucos, cada vez mais sobre o blog.

- Quem é o autor do blog (isto é, seu nome e o que ele faz)?
A autora do blog chama-se Juliana Hack, é formada jornalista e atualmente mora em Bordeaux, na França. Esta no país dês do ano de 2005, e trabalha para uma editora de guias, livros e revistas sobre turismo.

- Qual é a ideia do blog, isto é, do que ele trata e de que forma?
O blog tem como idéia principal a seguinte frase: “Comida boa, limpa e justa é o que todos precisam”, e assim, a autora aborda temas como feiras, livros, mercados, e principalmente a grande diversidade culinária entre os países pelo mundo. Ela usa uma variedade grande de formas para nos passar as informações... Da dicas de livros, sites, blogs, tira fotos de suas vivencias e seus posts são sempre muito curiosos e interessantes, envolvendo sempre um tipo de comida.

- Descreva, de maneira vívida e específica, o que você observou e aprendeu no blog.
O blog trás muitas dicas legais! Aprendi bastante sobre a culinária de alguns outros países e até a preparar algumas receitas diferentes pra mim, mas bem comum à outras culturas pelo mundo afora.
O que me chamou muita a atenção, é a quantidade de feiras e mercados que existem por ai, e como muitas delas são bem divulgadas e consideradas importantes, e eu,  mesmo assim, jamais imaginava o tamanha da proporção desse ‘mundo’ de mercadorias.

- Descreva também pensamentos e sentimentos que surgiram enquanto você acompanhava o blog.
Comecei a achar que muitas coisas diferentes deveriam ser mais divulgadas pra toda a população brasileira. Comentando com a minha vó, por exemplo, ela também não havia ouvido falar de muitas coisas novas que vi no blog, e olha que quando se trata de comida, vó costuma ser especialista... Existem muitos alimentos saudáveis por ai, com um preço muitas vezes acessível, e muitas experiências diferentes para se provar.

- Você sentiu vontade de continuar acompanhando esse blog após o módulo? Justifique.
Sim. O blog é muito interessante e me fez enriquecer bastante, principalmente nas curiosidades as vezes bastante especificas, por isso pretendo continuar acompanhando.

- Por interesse próprio, você acompanha algum outro blog/site sobre comida e alimentação? Caso sim, qual?
Não


página inicial do blog
Salgado
Salgado pra mim me faz lembrar o necessário. Quando fazemos uma refeição, isso é, almoço ou jantar, ela tem característica salgada. As pessoas precisam se alimentar, precisam fazer refeições, sendo necessário para o bem estar físico delas a ingestão destas. É necessário, assim como as tarefas obrigatórias neste trabalho...
 
 

Aula prática!


Finalmente tivemos nossa primeira aula pratica do módulo! E confesso que valeu muito apena esperar... Eu estava bem ansiosa pelo dia, e confesso que um tanto quanto irritada, sempre lembrava do curso técnico: aulas praticas no Maximo de 15 em 15 dias, nas quais eu me divertia imensamente, e quase acabado o semestre da faculdade e não tinha tido nenhuma ainda... Enfim.

Basicamente, nos foi dado os seguinte ingredientes:
Cebola1 kg
Alho200 g
Sal - 1 kg
Óleo de soja3 frascos
Cheiro verde - 4 maços
Pimenta de cheiro, malagueta, jamaica e comari1 frasco de cada
Pimentão verde2 unidades
Pimentão amarelo2 unidades
Pimentão vermelho2 unidades
Azeite de dendê - 1 frasco pequeno
Coentro, cúrcuma e urucum1 pacote pequeno de cada
(comuns a todos os grupos)

Quiabo200 g
Patinho moído200 g
Tomate500 g
Vinagre1 frasco
(característicos do meu grupo, o 7), e com isso, teríamos que fazer uma preparação tipicamente brasileira, que ficasse linda, gostosa e nutritiva.

A preparação escolhida foi Patinho refogado com quiabo, que ficou uma delicia e que ganhou nota 9 da maioria das pessoas presentes na aula, inclusive a professora... nota máxima! A aula aconteceu no laboratório de técnica dietética da unidade Ana Costa, das 15:30 as 17:00 hs.
Tivemos a supervisão da professora Semirames, e meu grupo é composto por mim, Ana Paula, Bianca, Monique e Joyce, que foram parceiras pelo semestre todo em todas as atividades do módulo, me causando muitas risadas e pontos positivos, pois espero termos ido bem em todas as sínteses e apresentações feitas durante o módulo.
Bianca, eu, Ana Paula, Monique e Joyce


Além disso, a aula pratica me proporcionou experimentar preparações deliciosas que eu também não conhecia, como o doce de goiaba, a farofa de banana com carne seca, o risoto de arroz vermelho com castanhas e carne seca, e o purê de banana com molho de tomate.

RECEITA DA VEZ!

É claro que a receita escolhida foi a nossa preparação da aula pratica! Garanto que fica uma delicia!


Ingredientes

  • Quiabo200 g
  • Patinho moído200 g
  • Um tomate
  • Duas colheres de sopa de vinagre
  • Meio pimentão amarelo
  • Uma cebola pequena
  • Sal
  • Óleo de soja
  • Cheiro verde


 Preparo

Pique a cebola em cubinhos e leve ao fogo junto com o óleo até doure, em seguida, coloque o patinho para refogar. Enquanto isso lave o tomate, o pimentão e o quiabo e depois pique-os em cubinhos. Feito isso, adicione na panela juntamente com a carne, seguido do vinagre e o sal e o cheiro verde para temperar.

Queijos deliciosos!


Hoje, plena Segunda-feira decidi contar aqui no portfólio sobre minha noite de Sábado, dois dias atras. Estava na casa de meu pai, e numa noite bem fria, decidimos comer queijo e tomar vinho. Ficamos conversando até tarde da noite, só eu e ele e foi uma das coisas mais legais que já fizemos. Tenho uma relação muito boa com ele, somos muito amigos, parceiros, e definitivamente ele é quem eu posso contar sempre, e que sabe de tudo que eu faço e fiz, enfim, idéia dele essa comilança.
Não compramos muitos tipos, pois estávamos só nós dois, mas mesmo assim, paramos pra pensar em quais comprar, antes de ir as compras exatamente. Os escolhidos foram 4:
• Camembert (nunca tinha provado esse, decidimos comprar justamente pra que eu experimentasse) – originário da Normandia, é um dos mais tradicionais queijo de leite de vaca. O sabor é forte, ligeiramente picante, macio, cremoso, e tem a casca fina e aveludada com bolor branco (que eu não comi, risos). O ideal é servir com vinho tinto leve ou branco seco.
 
 
queijo camembert
 

Emmental (gosto muito desse, e acho ele uma gracinha!) – Tambem Produzido com leite de vaca, é um queijo suíço de massa cozida prensada e flexível. Apresenta-se sob a forma de enormes rodas de 40 a 130 kg, e tem buracos razoavelmente grandes. Também é um queijo gorduroso de sabor suave bem adocicado. Ideal servir com vinho tinto.

 

queijo emmental


• Gorgonzola (pro meu pai esse, ele ama e eu definitivamente não gosto) – muito conhecido, esse queijo possui sabor forte, picante, e pertence a família dos queijos azuis, ou queijos de mofo azul. Ele nasceu na Itália e leva a fama de ser o queijo mais antigo do mundo. Possui massa cremosa e macia, um pouco pastosa e quebradiça. O ideal é servir com vinho tinto seco encorpado.



queijo gorgonzola

• Provolone (porque convenhamos, clássico né?) – É um queijo de massa dura prensada, em fio, e tem uma casca amarelo-dourada. O queijo fresco tem sabor mais para suave, mas torna-se picante ao envelhecer. Originou-se na Itália, onde é encontrado em diversos tamanhos com sabor variando do picante ao doce, e É um dos queijos mais conhecidos no mundo inteiro, sendo que No Brasil é geralmente vendido defumado. O ideal é servir com Vinho tinto encorpado.



queijo provolone

Ai abrimos um vinho tinto e fizemos a festa...
Então, “A denominação QUEIJO está reservada aos produtos em que a base láctea não contenha gordura e/ou proteínas de origem não láctea.”, podendo ser classificado como Extra Gordo ou Duplo Creme,Gordo, Semi-gordo, Magro e Desnatados, de acordo com a quantdade de matéria gorda (gordura) no extrato seco do mesmo.
Cada um deles possui suas características individuais, seus meios certos de conservação, como por exemplo, enquanto os de massa mole devem ser conservados na parte inferior da geladeira, em recipientes fechados, os duros e defumados devem ser conservados cobertos, e guardados numa temperatura ambiente, em torno de 18°C; e seus próprios meios de servir, como por exemplo, Queijos redondos como o Edam, devem ser partidos em quartos, podendo-se utilizar de facas especiais para facilitar a operação, enquanto os Queijos cilíndricos horizontais como o Provolone, devem ser partidos em fatias e, a seguir, em cunhas partindo do centro de cada fatia.
É importante lembrar a imensa quantidade de queijos que existe pelo mundo. Fortes, suaves, moles, consistentes e assim vai... Enfim, existe uma quantidade gigante de tipos de queijos pelo mundo, cada um com suas características e formas; cada um para a ocasião certa, então é só escolher e saborear, mais sempre com moderação, é claro!
RECEITA DA VEZ!

Patê de ricota e gorgonzola

Ingredientes

  • 100 gramas: Queijo gorgonzola;
  • 1/2 xícara: Leite desnatado;
  • 250 gramas: Queijo ricota fresco;
  • 2 colheres de sopa: Azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa: Maionese de leite.

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador todos os ingredientes.
  2. Não adicione sal ao patê de ricota e gorgonzola, pois a queijo gorgonzola têm sal.
  3. Sirva o patê de ricota e gorgonzola como acompanhamento de pães, bolachas ou torradas.
FONTES:
http://principiantesdosvinhos.blogspot.com.br/2009/06/tipos-de-queijos-para-sua-festa.html
www.queijosnobrasil.com.br
http://www.gulosoesaudavel.com.br/2011/08/09/pate-de-ricota-e-gorgonzola/