Nada melhor do que começar este capitulo então, pelo meu preferido: o chocolate!
Estava pensando por esses dias, e cheguei à conclusão que os Maias e Astecas eram povos completamente sábios! E sabe por quê? Porque consideravam o chocolate um alimento dos deuses, sagrado, e usavam para fazer rituais e oferendas. Claro... Um doce perfeito desse, divino, maravilhoso... Tinha mais é que ser dos deuses mesmo! (Risos).
Tudo então começou com os maias, que consumiam o cacau preparado com uma série de misturas, em forma de bebida. E assim vieram os astecas, depois os espanhóis, que serão responsáveis por levar o costume de consumo por toda Europa, e em 1828 surge o chocolate sólido (apreciadíssimo até hoje), e em 1891 surge a primeira fábrica de chocolates do Brasil, a Neugebauer, fundada por imigrantes alemães no Rio Grande do Sul.
A partir daí só delicias são criadas: nasce o Diamante Negro, o Sonho de Valsa (meu preferido!), o Bis... E em 1937 é usado como antidepressivo e estimulante pelos soldados da segunda guerra mundial. Quantos aos tipos, temos os três clássicos: ao leite, amargo e branco, além do chocolate 70% cacau, mais usado para preparações de doces e sobremesas.
![]() |
| hmmm! |
E essa gostosura toda faz bem?
Sim! O responsável pelos benefícios é o cacau: ele contém as vitaminas A, B, C, D e E, e sais minerais importantes, como o fósforo e o ferro. Além de conter substâncias estimulantes da produção de serotonina: um neurotransmissor que ajuda no combate da depressão e ansiedade. Mas consumido com moderação, é claro, pois mesmo com todos esses benefícios, não deixa de ser calórico. Os mais indicados são os amargos que trazem mais benefícios devido claro, ao alto teor de cacau, e aqueles que possuem acima de 50% dele em sua composição são boas opções, sendo importante não ultrapassar o limite de até 50 gramas diárias.
| Hmmmm |
Enfim, hoje o chocolate é conhecido mundialmente, e é consumido em N maneiras diferentes, barras, gotas, lascas, em forma de creme, bebida, e até em essências... Fora a grande e vasta ‘cultura’ relacionada à essa delicia: temos filmes como Chocolate, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Julie e Julia, Ratatouille, e muitíssimos outros, além do livro Como Água Para Chocolate, que também virou filme hoje.
Então, bora comer um chocolatinho?
RECEITA DA VEZ!
PICOLÉ DE BANANA COM CHOCOLATE AMARGO
Ingredientes
• 2 unidades: Banana-nanica;• 100 gramas: Chocolate amargo 70% barra;
• 100 gramas: Chocolate granulado.
Modo de preparo
- Necessita de 4 palitos para picolé (sorvete).
- Corte as bananas ao meio e espete um palito de sorvete em cada metade cortada.
- Leve ao freezer por 30 minutos para firmar.
- Derreta o chocolate amargo no banho-Maria ou no micro-ondas.
- Retire as bananas congeladas do freezer e cubra com o chocolate espalhando com uma colher e polvilhe a decoração desejada.
Atenção: Tem de trabalhar de forma ligeira e por partes, já que o chocolate endurece rápido em contato com a banana congelada.
- Volte as bananas para o freezer por mais 10 minutos e eis o picolé de banana.
- Sirva o picolé de banana e consumam de seguida.
Receita simples, pratica e saudavel!
FONTES:
http://www.gulosoesaudavel.com.br/2011/10/11/picole-de-banana-com-chocolate-amargo/
http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=715&idC=7905#
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI130808-17770,00-BREVE+HISTORIA+DO+CHOCOLATE.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário